Ortodontia e  a Saúde

 

 

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que faz a prevenção e o tratamento de dentes em má posição nas arcadas dentárias e das estruturas da face como ossos e tecidos moles, por meio do uso de aparelhos ortodônticos. Os dentes mal posicionados podem interferir na função mastigatória, fonação, dificulta a higienização, causam problemas gengivais, acúmulo de tártaros, lesões de cárie, além de prejudicar a estética e a vida social do paciente. Também causam uma grande tensão aos músculos da mastigação, podendo levar a dores de cabeça, síndrome da ATM, dores nas regiões do pescoço, ouvidos, ombros e costas.

 

A consulta com o ortodontista para diagnosticar esse tipo de má oclusão deve ocorrer logo na infância, sendo mais indicada entre os 06 e 07 anos de idade para um tratamento efetivo, pois a criança esta em fase de desenvolvimento dos músculos da face e também esta ocorrendo à troca dos dentes de leite para os permanentes.

 

O diagnóstico é feito através de um exame clinico, e após a avaliação será solicitado o histórico médico e dentário completo, moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias especiais, e posteriormente o ortodontista irá apresentar um plano de tratamento adequado para seu tipo de má oclusão.

 

Adultos ou crianças que tenham hábitos nocivos como: chupar o dedo, chupeta ou o uso constante de mamadeira, tem o crescimento ósseo e dentário comprometido e quanto maior o tempo de uso, maior será sua complexidade no tratamento. A respiração bucal também afeta no desenvolvimento das arcadas, por isso é necessário uma avaliação minuciosa de cada paciente, onde serão detectadas suas causas e interferências.

 

Fatores como: gênero, idade e tipo facial são quesitos importantes na hora de planejar o tratamento ortodôntico. Não há limite de idade para a correção da má oclusão, apenas que o paciente possua boa saúde bucal e estrutura óssea, para realizar um tratamento eficaz e satisfatório. Para o tratamento de má oclusão utilizamos os aparelhos fixos e móveis.

 

O aparelho fixo convencional de metal, se adere aos dentes com substâncias adesivas adequadas, é composto por bandas, fios, bráquetes e elásticos com função de correção do problema identificado, já o aparelho estético tem a mesma função, mudando somente o material para que mantenha a estética. Para obter um visual diferenciado, o aparelho pode ser encontrado em três tipos de materiais: Policarbonato, Cerâmica e Safira. Atualmente os bráquetes mais efetivos esteticamente são os de Safira, por ter translucidez, e não sofrer alterações de cor, além de raramente descolarem ou quebrarem. O resultado estético é agradável porque apenas se vê o fio ortodôntico.

 

 O aparelho dentário de contenção removível é geralmente utilizado em crianças com ou sem dentição definitiva com o objetivo de modificar o crescimento. É muito eficaz em crianças até 12 anos de idade, sendo também indicado a jovens com ligeiro desalinhamento dentário.

 

A Ortodontia desempenha um papel fundamental auxiliando na melhoria da saúde bucal, do equilíbrio e harmonia entre os dentes e a face para que se alcance um sorriso alinhado e funcional. Um sorriso agradável aumenta a autoestima, melhorando a qualidade de vida da pessoa, por isso é imprescindível o acompanhamento odontológico periódico, portanto procure seu cirurgião dentista, e tenha um sorriso bonito e saudável.

 

 

 

Dra. Dayane de Oliveira Tito dos Santos Piovezan-  CROSP 102.565

Cirurgiã - Dentista formada pelo Centro Universitário Herminio Ometto – UNIARARAS.

Especialista em Ortodontia.

 

                        contato@dradayanetito.com                    

 Avenida 19, nº 934 (Ruas 8 e 9) Saúde

                            Rio Claro - SP , CEP:13500-310

                 

 

  • Icone_insta
  • Icone_face

Curta nossa Fan Page e siga-nos no Instagram

  (19) 3524-8000

   (19) 99907-8437

Horários de Funcionamento: 

Segunda á Sexta - feira

 Manhã 08:00 ás 11:30h

Tarde 13:30 ás 18:00 h